quinta-feira, dezembro 18, 2008

Crónica de uma viagem anunciada...

Destino: Santiago do Cacém. Estou no terminal de autocarros à espera do expresso, ao meu lado senta-se uma freira, penso, isto só pode ser um sinal, talvez esteja a precisar de ajuda divina. Finalmente chega a hora de embarque, entro no autocarro, houve uma evolução brutal na qualidade dos expressos, hoje há uma rede de expressos que funciona e até tem bons veiculos. Durante a viagem deixo-me dormir, isto não acontecia há muito tempo, normalmente não consigho dormir durante as viagens. Que soneira, meu deus. Chego a Santiago, os acessos não são dos melhores, uma estradita secundária, depois da autoestrada, o Alentejo continua esquecido. Hora do almoço, vou até ao restaurante "O Arco", que recomendo vivamente, ao pé do Intermarché, para quem andar perdido pelo Alentejo. O almoço, um polvo à lagareiro, fico a salivar, uma delícia, um tesouro à minha espera, só isto seria uma boa razão para vir até Santiago. O pão, este é o melhor pão do planeta, não consigo parar de comer, num ápice como uma travessa de pão, que vinha dentro de uma bolsa de pano, como antigamente, no tempo da televisão a preto e branco. Ainda tenho tempo para visitar a biblioteca, está às moscas, num expositor, vejo algumas novidades, O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Zafon e Contos Completos de Truman Capote. Pergunto-me quem lerá estes livros ? aqui neste fim do mundo. É importante este trabalho que está ser feito ao longo do país, fico com a noção que é preciso acreditar.

Sem comentários: